Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

* Por Irlando Oliveira
FOTO: REDES SOCIAIS

Considerando a morte de Zumbi dos Palmares, acontecida no dia 20 de novembro de 1695 - personalidade negra que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial -, no nosso país se comemora o Dia da Consciência Negra. O negro sempre foi hostilizado e vilipendiado ao longo de toda a sua história aqui no Brasil. Basta lembrarmos que no dia 14 de maio de 1888, um dia após a "abolição da escravatura" - através da Lei Áurea -, somente no Estado do Rio de Janeiro mais de 700.000 negros rumaram sentido aos inúmeros morros que tanto caracterizam a topografia da capital do Estado fluminense. E isso não foi à toa, pois o fizeram considerando o fato de literalmente não terem pra aonde ir!
O que adiantou a "abolição" sem qualquer apoio social do Estado? Para dimensionarmos o caos em que os negros se viram imersos, muitos optaram em permanecer nas herdades em que eram escravos, pois lá ao menos tinham aonde dormir e como se alimentar, com a aquiescência, obviamente, dos seus antigos "donos".
Na atualidade, se discute demasiadamente as políticas afirmativas que favorecem os negros, a exemplo das cotas nas Universidades. Esses e outros benefícios acontecem - vale dizer - com o escopo, dentre outras coisas, de se compensar a total falta de apoio social que os negros tiveram após a "abolição". Qualquer tentativa de concorrência com os não-negros era e ainda é desleal!
Desta forma, que neste dia, em que se destaca a Consciência Negra, possamos avaliar e melhor dimensionar os prejuízos causados aos nossos irmãos, os quais, pelo simples fato da cor da epiderme, sofreram e ainda sofrem discriminação no Brasil e no mundo, entendendo, acima de tudo, que nenhum de nós teve o ensejo de pedir ao Criador para vir ao mundo de uma ou de outra forma!
____________________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.