Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Analisando as pesquisas eleitorais de Livramento


Livramento de Nossa Senhora, Bahia, figura entre os municípios que mais realizaram pesquisas para aferir a intenção de votos, relativo às eleições deste ano, incluindo, claro, o período pré-eleitoral.
Isso trouxe uma natural desconfiança diante dos resultados, pois elas deixaram de ser usadas apenas para ancorar as estratégias de marketing eleitoral e tornaram-se a própria estratégia.
A fraude pode ocorrer diretamente nos números ou via direcionamento da enquete para locais sabidamente de concentração de votos do candidato que encomenda o serviço, para influenciar e enganar indecisos.Exige-se, portanto, que sejam lidas e analisadas com atenção, sobretudo quanto à idoneidade do pesquisador. Não são todas que servem de rumo ao eleitor. Estão sendo alvo de fraudes e manipulações.
Assim, é recomendável que se leia pesquisa observando a trajetória do candidato e a credibilidade da empresa. Nesse sentido, vamos retroceder às eleições de 2012, mostrando como isso fica claro.
Foram cinco pesquisas (Folha Regional - 8 a 12 de maio, Tribuna do Sertão/Gaspareto - 10 a 12 de junho, Folha Regional - 19 a 23 de junho, Jornal O Eco - 6 a 8 de julho, Folha Regional - 25 a 30 de agosto)
Só o Instituto Folha Regional previu vitória de Paulo Azevedo e em todas as amostras, enquanto os demais indicavam Ricardinho Ribeiro. E Paulo venceu com a histórica frente de 3.197 votos.

AGORA, RICARDINHO É FAVORITO

Em 2016, o Folha divulgou duas pesquisas pré-eleitorais, uma em fevereiro, dando empate técnico entre Emerson Leal (20,3%, estimulada, e 11,7%, espontânea); e Ricardinho (18,4%, estimulada, e 11,3%, espontânea).
Na segunda, em 30 de julho, Ricardinho passa a liderar, com 42,84%, contra 33,97% de Emerson Leal. E uma última, dia 27 de agosto, com Ricardinho mantendo a frente, com 51,69%, contra 35,19% de Emerson.

Isso na enquete espontânea. Na estimulada, deu Emerson (34%) e Gerardo Junior (38%). No confronto direto, Gerardo Junior passa à frente, com 43% e Emerson fica nos 34%. Esses números sugerem instabilidade.Em abril, sem Ricardinho no páreo, em pesquisa do Instituto Babesp, Emerson Leal aparecia liderando com 42,2%, enquanto o Jornal O Eco mostra o ex-prefeito (29%) empatado com Gerardo Júnior (28%).
Agora, Ricardinho botou 16% de frente, segundo o Folha Regional, equivalentes a cinco mil votos. Para rebater, Emerson encomendou uma pesquisa, em que desponta com 48%, contra 39,73 de Ricardinho.
Foi realizada por uma empresa de transporte escolar, a José Ricardo Rocha de Souza-ME, cuja legalidade está sendo questionada na Justiça, pelas coligações Força, coragem e renovação e Juntos somos mais fortes.
Abrangeu apenas 12 localidades, o que só cobre dois terços do eleitorado, incluindo áreas de mais votos de Emerson. Por isso, meu palpite é que, ainda assim, Ricardinho venceria com uma frente próxima de 3.000 votos.
TEXTO: RAIMUNDO MARINHO DOS SANTOS
MATÉRIA EXTRAÍDA DO SITE MANDACARU DA SERRA

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.