Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Um pouco de nossa história



Pensando em relembrar a história de São Timóteo e região, estaremos publicando fatos e informações que foram importantes no surgimento deste povoado, de povoados vizinhos e até de cidades que vieram a surgir depois desta comunidade.
O povoado de São Timóteo surgiu por volta do século XVII em pleno período do ciclo do ouro, onde a Corte Portuguesa começou a enviar bandeirantes e famílias portuguesas para explorar o interior do país em busca de ouro. A Chapada Diamantina teve grande importância para o período e a região de São Timóteo se estabeleceu como ponto de parada e de entroncamento entre a capital baiana e a área onde hoje está localizado o estado de Goiás.
A sede do Distrito foi criado a partir da família portuguesa Spínola que na época fazia parte dos dizimeiros da Fazenda Real Portuguesa. Os irmãos Timóteo, o qual deu nome ao lugarejo, José Francisco (Major) e Joaquim Spínola (Barão), ao chegarem abriram uma lagoa com o nome de Timóteo, e se instalaram ao redor dela. Todos eles construíram casarões, utilizando-se de escravos, que ainda conservam pequenos detalhes do período colonial brasileiro. Esses casarões se encontram descaracterizados, abandonados e inclusive alguns já desmoronaram, caindo por terra parte de nossa história e ficando em ruínas um passado não tão distante, mas esquecido.
      Parte das informações publicadas são de autoria do jornal Folha da Chapada, 12ª edição de 23/11/2007.





















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.