Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Lagoa de São Timóteo está morrendo afogada


A lagoa de São Timóteo vem ao longo do tempo morrendo afogada em terra trazida pela enxurrada, entulho e muito lixo, por isso vem necessitando com urgência de uma limpeza. Sendo assim, entre os dias 22 e 28 do mês passado a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora fez a limpeza parcial da lagoa, se assim pode dizer. Esta é considerada umas das maiores e mais antiga do município, já que foi construída no período colonial por volta do século XVII pela família Spínola. 
A lagoa encontra-se muito soterrada e não consegue armazenar água suficiente para resistir aos períodos de estiagem que a região vem enfrentando.
A limpeza total é um desejo antigo que a comunidade anceia, devido sua importância tanto histórica como para o consumo da água pelo gado.
A iniciativa seria louvável se não fosse a forma como o trabalho foi feito, pois o aterro que é retirado do reservatório que está sendo feito, continua dentro da própria lagoa, como podem ser vistas nas fotos.

"Limpeza" que não contribui em nada para a própria limpeza em si, já que o material continua no mesmo local.
Segundo o representante distrital, seu desejo  era que a prefeitura fizesse o serviço por completo, porém não liberaram as caçambas alegando como sempre, falta de recursos. Mesmo com a limpeza parcial que não é satisfatória, deveria ser retirado o entulho para outro local, porém não foi atendido pela administração.
Resumindo: O trabalho é o famoso tapa buraco de véspera de eleição, ou melhor, está tirando terra de um buraco para jogar em outro, neste caso a lagoa. E a comunidade por sua vez, perde submersa em sujeira mais um de seus principais patrimônios.











Um comentário:

  1. Isso é uma realidade em quase toda zona rural de Livramento! Algumas pessoas dizem que não chove mais que nem antes, o que é verdade, mas chuva para não faltar água nas lagoas, tanques, cisternas, etc. isso todo ano tem em quase todos os lugares, só falta lugar para amarzenar!!! Conheço muitas lagoas que são pequenas e poderia ser maior e quando chove enche e mais outro tanto de algua vai em bora, pois não tem lugar para amarzenar!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.